Noticias Braskem

Notícias

Braskem amplia portfólio de resinas para embalagens

Novas soluções em polietileno e polipropileno atendem às aplicações dos mercados de embalagens para alimentos, higiene e pet, entre outros

Com um dos portfólios mais completos do mercado, a Braskem amplia sua gama de soluções para o segmento de embalagens, um dos principais consumidores de resinas termoplásticas da companhia na América do Sul.

A família Braskem Flexus, marca de filmes de alta performance da companhia, passa a contar com o Flexus 9213S, que apresenta baixo bloqueio, baixa migração de aditivos e maior estabilidade do tratamento pré-impressão, além dos ganhos de performance e excelente resistência ao impacto e à perfuração, característicos já conhecidas nessa família de resinas. Entre as principais aplicações para o Flexus 9213S estão as embalagens Form Fill Seal (FFS), pet food, stand-up pouches e filmes multicamada para alimentos.

A família Braskem Proxess, marca de filmes com excelente processabilidade, também ganha o reforço do Proxess 3310, um polietileno de média densidade produzido com catalisador metalocênico, que apresenta excelente processabilidade, com baixo teor de géis. Específico para a produção de filmes especiais e laminados, o grade oferece maior rigidez e baixo impacto em propriedades óticas quando encapsulado. Seu grande diferencial é a redução na espessura do produto final, podendo ser utilizado em aplicações, como tubos de pasta de dente, pet food, stand-up pouches e filmes multicamada.

O segmento de embalagens flexíveis também ganha três novas soluções. O grade HD2000F, polietileno de alta densidade produzido com tecnologia bimodal, que oferece melhor processabilidade ao produto final, devido à larga distribuição de massa molar. O filme que é produzido a partir desta resina apresenta alta tenacidade e resistência ao impacto, mesmo em baixas espessuras. Esse novo grade foi desenvolvido, principalmente, para o segmento de sacolas plásticas e bobinas picotadas.

Pensado especialmente para atender o mercado de filmes tubulares mono ou coextrusão, o grade HD5000N, polietileno de alta densidade, possui excelentes propriedades mecânicas e processabilidade, além de ampliar a performance das embalagens flexíveis que demandam alta rigidez, boas propriedades óticas e, especialmente, melhor barreira contra o vapor d'água. As principais aplicações deste produto são alimentícias, como os filmes especiais que ficam em contato com alimentos e embalagens para cereais e outros produtos que requerem barreira específica contra o vapor d'água.

Fechando esta categoria está o RF70, único grade de polipropileno para formulações de filmes stretch. Este copolímero randômico, com médio índice de fluidez, não contém aditivos deslizantes nem anti-bloqueio, sendo apropriado para preparação de formulações customizadas. Essa resina garante maior eficiência operacional na paletização de cargas, visto que os filmes possuem maior resistência de propagação ao rasgo, além de contribuir para a redução de resíduos gerados por falhas do filme no processo de unitização. Em função da melhor performance em propriedades mecânicas, é possível atingir altos níveis de estiramento do filme e consequente otimização na aplicação durante a paletização, reduzindo a relação entre o peso do filme aplicado e mantendo a força de retenção de carga. Dessa maneira, todo o processo de armazenamento e transporte de carga torna-se mais sustentável, eficiente e seguro.

Fabio Agnelli, responsável pela equipe de Engenharia de Aplicação na Braskem, ressalta que os lançamentos estão alinhados à estratégia comercial da companhia, pautada pela proximidade com o cliente. "Temos uma equipe técnica dedicada à identificação de oportunidades de mercado e eficiente na busca por novas soluções, com foco no pleno atendimento às necessidades dos nossos clientes e brand owners. Ficamos muito satisfeitos com a ampliação do nosso portfólio, que evolui na entrega de características importantes ao segmento, como alta performance, resistência e segurança", afirma o executivo.

Comercializados em todo o Brasil e em países da América do Sul, os novos grades HD2000F, HD5000N, Flexus 9213S e Proxess 3310 são produzidos nas unidades da Braskem no Polo Petroquímico de Camaçari, na Bahia. Já o grade RF70, está sendo produzido pela fábrica da companhia localizada no Polo Gás-Químico, em Duque de Caxias.

Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
CDN Comunicação 

braskem@cdn.com.br    

(11) 3643-2906

(11) 3643-2919

 

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter